Aeroclube de Ibitinga parabeniza todos da Aviação Agrícola

Dia Nacional da Aviação Agrícola

O dia 19 de Agosto tem um significado especial para a aviação agrícola brasileira. Nesta data, foi utilizada pela primeira vez uma aeronave na proteção à produção agropecuária no Brasil.

      O estado do Rio Grande do Sul,  em 1947, sofria com uma grande nuvem de gafanhotos sobre as cidades da Zona Sul e Campanha devastando plantações e pastagens. O então Engenheiro Agrônomo Leôncio de Andrade Fontelles, chefe do Posto do Ministério da Agricultura em Pelotas na tentativa de conter o problema entrou em contato com os diretores dos Aeroclubes de Pelotas, Bagé e Jaguarão para que, com suas aeronaves, fizessem voos de reconhecimento e monitoramento, iniciando o trabalho de localização das nuvens e locais de desova dos gafanhotos em terra.

      Após a realização deste procedimento Leôncio Fontelles adaptou uma polvilhadeira manual constituída por dois depósitos metálicos em forma de moegas, fixados dentro da fuselagem, na barriga do avião, possuindo um dosador próprio, constituído por um registro de gaveta controlado pelos tripulantes. A pressurização no interior do depósito era proporcionada pelo ar, captado por um funil metálico conectado a um tubo de borracha cuja outra extremidade se ajustava um outro funil, no interior do depósito. Este dispositivo era manejado pelos operadores para agitar e pressurizar o pó. A aeronave adaptada para aplicação de fabricação nacional biplace Muniz M9, pilotada pelo Comandante Clóvis Candiota, ocupando Fontelles o segundo assento, manuseando ele próprio a polvilhadeira, realizou a  primeira aplicação real de produtos para combateras nuvens dos insetos no dia 19 de Agosto sendo a aplicação bem sucedida.

       O pioneirismo de Antônio Fontelles e Clóvis Candiota não se limitou aos primeiros testes ,outras aeronaves foram adaptadas e incorporadas ao combate aos gafanhotos entre elas duas aeronaves CAP-4 . Idealizando um futuro promissor fundaram uma sociedade que veio a ser a primeira Empresa de Aviação Agrícola no país, a SANDA –  Serviço Aéreo Nacional de Defesa Agrícola.

    Graças a este trabalho pioneiro, foi instituído o dia 19 de agosto como o Dia Nacional da Aviação Agrícola e, pelo mesmo Decreto 97.669,  o Cmte. Clóvis Candiota recebeu o título de  Patrono da Aviação Agrícola Brasileira.