Curso de Familiarização de Air Tractor acontece no Aeroclube de Ibitinga

Curso de Familiarização e Operação de Aeronaves Air Tractor

Aeroclube de Ibitinga realizará curso para familiarização em aeronaves de Duplo Comando AT-504

Nesta manhã de segunda (27), o Aeroclube de Ibitinga deu mais um importante passo para o crescimento da escola. Em  com as empresas Pachu Aviação Agricola e DP Aviação deu inicio a realização do curso de Familiarização e Operação da Aeronave Air Tractor. O curso oferecido para Pilotos Agrícolas – Avião formados e tem o Ground-Shcool dos modelos da Air Tractor operacional no pais, Ground-School sobre as turbinas PT6A, operação das aeronaves, entre outros treinamentos teóricos, ministrados por profissional da empresa DP Aviação.

Os voos serão realizados  na aeronave 504 Bi-Place pertencente à empresa Pachu Aviação Agricola, e terá conhecimentos sobre Operação e Sistema da Aeronave, Procedimentos Normais e de Emergência, operação agricola, Operação DGPS Bantam.

O AVIÃO 

O AT-504 é um avião agrícola e de treinamento que se constitui em uma excelente plataforma para instrução de aviação agrícola. A cabine lado-a-lado permite que pilotos experientes treinem pilotos que estejam iniciando na operação com turboélice de maneira efetiva. Ambos instrutor e aluno têm controles de vôo completos, a mesma visibilidade e perspectiva do vôo. Equipado com a turbina Pratt & Whitney PT6-34AG, o AT-504 tem velocidades de trabalho iguais as do AT-502, a carga paga é de 475 galões (1.798l). Pilotos novatos na operação de turboélice sentem a uma performance similar quando mudam do AT-504 para o AT-502 ou outros turboélices de tamanho similar. O AT-504 tem um excelente desempenho, é divertido de voar e, como o restante da linha Air Tractor pode ser uma maquina de fazer dinheiro.

AVIAÇÃO AGRÍCOLA

A Aviação Agrícola trabalha na proteção de lavouras, ajudando na produção de alimentos, fibras e biocombustíveis, além de combater incêndios florestais e outros serviços que ajudam na preservação do meio ambiente.  É a característica mais evidente da aplicação aérea e a maior responsável pela eficácia no tratamento de doenças e combate a pragas, pois permite tratar grandes áreas no momento adequado, ou seja, uma vez detectada a doença em uma parte da lavoura, TODA a lavoura pode ser tratada em um curto espaço de tempo, evitando a disseminação do fungo. Como o avião aplica em velocidade praticamente constante, e não sofre influência das condições do terreno (umidade, irregularidades) , a uniformidade de distribuição é excelente. Melhor resultado é ainda obtido se o avião estiver equipado com sistema DGPS para orientação e um sistema de controle de vazão a ele acoplado. O avião não sofre a influência de condições adversas, principalmente o encharcamento do solo devido às chuvas ou irrigação. Tão logo cesse a chuva, os aviões já podem iniciar a operação de tratamento, não necessitando aguardar que o solo seque.